Contratado pelo Flamengo em 2024, Nicolás de la Cruz não sabe o que é perder com a camisa rubro-negra. Na visão do meia, um dos responsáveis pela invencibilidade é o técnico Tite. Para o uruguaio, o trabalho do treinador pode ser comparado com os dos velhos conhecidos Marcelo Gallardo e Maestro Tabárez
— Tem uma forma de gestão de grupo muito parecida com Marcelo Gallardo e Maestro Tabárez (ex-treinador da seleção uruguaia). São da mesma escola. Me surpreendeu muito o respeito (que ele tem pelos atletas). É um treinador de grande trajetória, muitos títulos. E a forma que ele fala com o jogador, com a transparência, isso nos dá muita confiança — disse De La Cruz, em entrevista à ‘FlaTV’.
TÉCNICOS DE RIVER E SELEÇÃO
Atualmente no futebol da Arábia Saudita, Marcelo Gallardo trabalhou junto com Nicolás de la Cruz no River Plate (ARG). A dupla, inclusive, chegou em duas finais de Libertadores seguidas, quando bateu o Boca Juniors (ARG), em 2018, e perdeu para o Flamengo, no mês de novembro de 2019.
Já Óscar ‘Maestro’ Tabárez é uma lenda no Uruguai, onde comandou a Seleção por 15 anos. De La Cruz participou de Eliminatórias da Copa e vários amistosos sob o comando do ex-treinador, que deixou a Celeste em 2021. O antigo comandante passava por dificuldades de locomoção e dirigia o time com muletas e cadeira de rodas.
TITE COM DE LA CRUZ
Assim que De La Cruz ficou à disposição de Tite, o uruguaio atuou mais aberto pela direita. No entanto, com o problema físico de Gerson, o novo reforço passou a fazer a função de segundo volante. Na visão de muitos torcedores, o conterrâneo de Arrascaeta cresceu de produção atuando mais centralizado e criou uma ‘boa dor de cabeça’ ao treinador quando o ‘Coringa’ voltar.
Juntos, Tite e De La Cruz somam oito jogos oficiais, com sete vitórias e apenas um empate. Ambos já levantaram a Taça Guanabara e agora buscam o título do Campeonato Carioca. Para isso, faltam três partidas: a segunda semifinal contra o Fluminense e, passando, a decisão com Nova Iguaçu ou Vasco.