No último sábado (20), os líderes do Brasileirão entraram em campo. Flamengo venceu o Inter, no Beira-Rio, e o Atlético-MG, passou pelo Juventude, no Mineirão.
Entretanto, a arbitragem trabalhou de formas diferentes em ambas as partidas. No jogo do Galo, o VAR viu um pênalti em Diego Costa dentro da área, não marcado pelo arbitro de campo. Já no jogo do Flamengo, Everton Ribeiro foi derrubado de forma muito clara na área, mesmo assim, o VAR não se movimentou.
Isso só prova o quanto o time mineiro vem sendo beneficiado na competição. Ao todo, o Atlético-MG teve 9 pênaltis marcados ao seu favor, já o Mengão, apenas 3.
Veja o ranking de Mais pênaltis a favor no Brasileirão 2021:
9 Atlético-MG
8 América-MG
7 Santos
6 Grêmio
6 Internacional
5 Corinthians
5 Fortaleza
4 Bragantino
4 Ceará
4 Chapecoense
4 Juventude
4 Palmeiras
4 São Paulo
3 Atlético-GO
3 Bahia
3 Cuiabá
3 Flamengo
3 Fluminense
3 Sport
2 Athletico-PR
Os dados divulgados pelo jornalista Rodolfo Rodrigues ilustram bem a discrepância entre as marcações para Atlético-MG e Flamengo. Em meio a muitos erros de arbitragem, o clube mineiro teve seis penalidades a mais do que o time carioca, sendo que as duas equipes são as protagonistas da briga pelo título do Campeonato Brasileiro 2021.
Apesar das falhas de arbitragem, o Flamengo, mesmo que com poucas chances, ainda mantém a chama acesa na briga pelo nono título nacional, e precisa de um triunfo sobre o Grêmio, na terça-feira (23), para continuar na busca pelo Atlético-MG, que lidera o campeonato.
Para manter vivo o sonho do tricampeonato inédito, como dito anteriormente, o Flamengo volta a campo na próxima terça (23), para enfrentar o Grêmio, em jogo adiado da segunda rodada do Brasileirão. A partida será disputada em Porto Alegre, às 21h (horário de Brasília). No mesmo dia, o Atlético-MG também atua pelo torneio nacional, quando enfrenta o Palmeiras, no Allianz Parque.