Uma inovação anunciada pela Conmebol e pela Concacaf pode colocar os dois melhores times de cada confederação frente a frente, no próximo ano, em uma competição ao estilo ‘mata-mata’. A espécie de Final Four terá os finalistas da Copa Libertadores da América e da Champions da Concacaf como participantes.
Segundo o pronunciamento oficial emitido pelas duas entidades, o torneio está previsto para ser disputado em 2024: “CONMEBOL e Concacaf também organizarão uma competição centralizada de clubes no estilo “final four”, envolvendo os melhores clubes das respectivas confederações. As quatro equipes (duas de cada confederação) participantes se classificarão através das competições de clubes existentes da CONMEBOL e Concacaf e as duas confederações estão trabalhando para que a primeira edição deste torneio seja disputada em 2024”.
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, afirmou que: “A CONMEBOL e a Concacaf estão unidas por laços históricos e afetivos. Mas acima de tudo, estamos unidos por uma paixão pelo futebol e pelo esporte que é característica de toda a América. Estamos determinados a renovar e expandir nossas iniciativas e projetos conjuntos. Queremos que esta paixão se traduza em mais e melhores competições e que o futebol e seus valores cresçam e se fortaleçam em todo o hemisfério. Sem dúvidas, ambas as confederações Acreditam Sempre e trabalharemos com esta orientação”.
Copa América 2024 será disputada nos EUA com seleções da Concacaf
Também foi informado pelos dirigentes que as seis melhores seleções da Concacaf também participarão da Copa América como convidados, uma forma de estreitar os laços entre as confederações e desenvolver o futebol nas regiões.
As seleções femininas da Conmebol (Argentina, Brasil, Colômbia e Paraguei) foram convidadas para jogarem a Copa Ouro de 2024, que também será disputada nos EUA.