O Flamengo anunciou na tarde da última quarta-feira (29) a contratação de Paulo Sousa, que será o novo técnico da equipe. O profissional assinou com o Mais Querido por dois anos, e agora tem como missão recolocar o Rubro-Negro no caminho dos títulos. O último português a dirigir o Mengo foi Jorge Jesus, que ficou entre 2019 e 2020 na Gávea. Comandado pelos dois treinadores, o angolano Evandro Brandão falou sobre as principais diferenças entre eles.
— São treinadores exigentes, detalhistas e fortes na sua comunicação, mas têm as suas diferenças também. O Paulo Sousa não é uma pessoa tão dura quanto o Mister Jorge Jesus, é uma pessoa mais tranquila quando tem que ser. Mas se as coisas não correrem bem, se tiver que dar murro na mesa, ele dará. Os jogadores não escapam — disse em entrevista ao site ‘Espn.com.br’.
Evandro esteve com Jorge Jesus na temporada 2009/10 quando atuou pelo Benfica. Já Paulo Sousa, o atacante conheceu em sua passagem pelo Videoton, da Hungria, em 2011/12, quando a equipe ficou em segundo lugar na liga nacional. O jogador, inclusive, fez questão de exaltar como a experiência do novo comandante do Flamengo dentro das quatro linhas o ajuda como técnico.
+ Newcastle quer Gabigol por empréstimo com opção de compra; Fenerbahçe também faz sondagem
— Ele é um treinador próximo ao jogador e que tenta conhecer ao máximo o jogador para tirar proveito. Sempre tentava passar um pouco da experiência dele como jogador na forma de receber a bola, ele dava algumas dicas. Ele esteve lá dentro e passa para os jogadores mais jovens. São coisas que fazem a diferença porque ele foi um atleta de renome mundial — disse antes de completar:
— Os torcedores podem contar com um Flamengo não tão agressivo quanto o do Jorge Jesus, mas o Paulo gosta que as equipes pratiquem um bom futebol e dominem seus adversários. É um pouco da imagem que ele tinha como jogador: muito aguerrido, mas que gostava de jogar a bola. Ele deverá transmitir isso para os atletas — finalizou.
Acertado com o novo técnico, o Rubro-Negro agora pretende dar sequência ao planejamento da equipe. Como o grupo retorna das férias no dia 10 de janeiro, a diretoria espera, até lá, definir a montagem do elenco para iniciar a temporada de 2022. Apesar de estrear no Campeonato Carioca no dia 26, contra a Portuguesa, o Fla deve contar com um time alternativo.