Flamengo e Adidas vão lançar nesta segunda(19) a camisa “Woman Project”, que será edição limitada. A peça celebra os 30 anos da primeira Copa do Mundo feminina, em 1991, na China. Tem um badge na frente da camisa que sinaliza todas as Copas jogadas pelas mulheres.
No Brasil, a modalidade ganhou o coração e os pés de mulheres que jogavam em áreas periféricas e escondidas dos grandes centros urbanos, mas logo em 1941 foi proibida por decreto federal. A cacontecia por meio de treinos e partidas clandestinas até a liberação total da modalidade quase 40 anos depois, em 1979.
Um primeiro torneio experimental reuniu seleções de 12 países em 1988, com o time brasileiro entrando em campo com as roupas que sobravam dos times masculinos. Até que, em 1991, a primeira copa finalmente aconteceu. De lá para cá, o futebol feminino derrubou tabus e preconceitos, formou referências como Roseli, Elane Peixinho, Marcia, Formiga, Cristiane, dentre outras, e ganhou mais estrutura. Até hoje a modalidade esbarra em percalços comuns a todas as mulheres – tanto em suas vidas pessoais, como profissionais.
+ Renata Fan exalta o Mengão após goleada “Flamengo ressurgiu”
Com lançamento marcado para esta segunda (19), a coleção vai proporcionar uma experiência única para quem é parte do Creators Club: as três primeiras compradoras de cada um dos Mantos garantem um papo exclusivo com estrelas do futebol feminino.