Erick Pulgar é muito importante para o esquema de Jorge Sampaoli
Uma das principais mudanças do Flamengo de Jorge Sampaoli foi a titularidade do volante Erick Pulgar. O chileno virou ‘homem de confiança’ do treinador. Com marcação cerrada em cima dos adversários e qualidade na saída de bola, o atleta surpreendeu o argentino, com quem já havia trabalhado junto na Seleção Chilena.
— Já conhecia ele de jovem. Eu joguei contra ele no Campeonato Chileno e o convoquei para a Seleção em um curto período. Cresceu porque se adaptou muito bem aos espaços. Para mim, o tema do futebol é tempo e espaço. Ele entende os dois. Então, o time melhora quando a bola passa por ele, pois a bola sobe rápido. É uma virtude que eu não sabia, pois trabalhei com ele muito jovem. Com o passar do tempo, a vivência na Itália (Pulgar jogou na Fiorentina), ele cresceu muito — disse Jorge Sampaoli, em entrevista à ‘FlaTV’.
Jorge Sampaoli tem 17 jogos à frente do Flamengo. Erick Pulgar atuou em 13 deles. O volante foi titular em dez ocasiões. Mesmo com características de primeiro marcador do meio campo rubro-negro, o camisa 5 tem conseguido ajudar no ataque, com um gol e duas assistências.
Na quinta-feira (22), na goleada sofrida pelo Flamengo, por 4 a 0, contra o Red Bull Bragantino, Erick Pulgar só não foi titular por conta do desgaste físico. Dois dias antes, na terça (20), o volante jogou os 90 minutos no empate do Chile com a Bolívia, em amistoso na Data FIFA. No embate de Bragança Paulista, o camisa 5 entrou no intervalo.
O treinador espera contar com Erick Pulgar novamente neste domingo (25), quando o Flamengo enfrenta o Santos, pela 12a rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 18h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro, que terá portões fechados. O Coluna do Fla, no YouTube, transmite o duelo, ao vivo, com narração de Rafa Penido.