O Flamengo conquistou uma vitória apertada de 1 a 0 contra o Amazonas no Maracanã, na noite da última quarta-feira (1º de maio). Apesar do resultado positivo, que coloca a equipe em vantagem para o jogo de volta pela Copa do Brasil, o desempenho do time não foi satisfatório. Inclusive, Tite admitiu que o time esteve abaixo do esperado, especialmente em aspectos como a criação de jogadas e eficiência ofensiva.
— Não fizemos uma boa partida e eu tenho que assumir isso, principalmente a capacidade criativa e ofensiva. Eu não vou me reportar a situações de jogos anteriores porque já conversamos sobre eles. Estivemos abaixo na capacidade de finalização, criativa, na largura do campo, nas jogadas individuais. Estamos assumindo e temos essa consciência que estivemos abaixo, declarou o treinador.
A reação dos torcedores ao término do jogo refletiu a insatisfação com a atuação da equipe. Vaias e xingamentos foram direcionados a Tite, que, em resposta durante a entrevista coletiva, enfatizou a importância de respeitar e entender as reações da torcida. Segundo ele, o respeito mútuo entre equipe e torcedores é essencial, e as críticas fazem parte do futebol, especialmente em um clube da magnitude do Flamengo.
— Ela (situação emocional) é de respeito ao torcedor, de respeito. Sempre o foi e vai continuar sendo. Quando o time não está produzindo, (o torcedor) fica inquieto. Nós temos que entender dessa forma. Tenho que respeitar o sentimento do torcedor. É o mesmo que aplaude e que fica feliz que foi campeão ou que ganhou o clássico. É assim. Isso é maturidade, isso é consciência da atividade. Tenho consciência da atividade e tenho respeito pelo torcedor, afirmou o técnico.
Além dos desafios na Copa do Brasil, o Flamengo tem uma agenda cheia, com compromissos importantes no Brasileirão e na Libertadores. O próximo jogo pelo campeonato brasileiro será contra o Red Bull Bragantino no sábado, seguido de um confronto contra o Palestino na próxima terça-feira.